O ser humano ao se mostrar aos outros ele pode TRANSPARECER ser algo que não é, ele pode FINGIR ser algo que gostaria de ser e acima de tudo ele pode SER o que os outros não querem, não aceitam ou não concordam, pela simples inexistência de respeito perante a diversidade. Ser, Transparecer ou Fingir ser, em qual dessas etapas será que esse blog me qualifica?!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Xenofobia (O caso Mayara)

Francamente fiquei indignada com a afirmação da polêmica Mayara Petruso, não exatamente apenas com a pessoa dela, apesar dela ter sido uma das incitadoras desse preconceito/racismo latente aos nordestinos. Mas fico indignada com o fato de ainda existir pessoas insanas que se acham superiores por nascerem no Sul/Sudeste, não entendo essa “superioridade” se pertencermos a uma mesma União, a um mesmo país, belo por natureza, nosso querido Brasil que deveria se orgulhar da diversidade que é o que o distingue de tantos outros, vários são os exemplos de pessoas que se dão tão bem e demonstram que a diversidade é boa e que é possível a existência de respeito e convívio mútuo entre nordestinos e sulistas.

Vamos aos fatos:

Após a eleição de Dilma Rousseff (PT) no último dia 31, a universitária paulista Mayara Petruso, 21 anos, postou no twitter e facebok comentários preconceituosos contra nordestinos, responsabilizando a população desta região pela vitória da petista. Os comentários provocaram a revolta dos nordestinos, que realizaram diversas campanhas contra a jovem.

" Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", escreveu. Já no Facebook: "Afunda Brasil. Dêem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171”.

A mensagem é muito repulsiva e precisava ser combatida. Sobre isso, não paira nenhuma dúvida. Certos meios sociais do Sul e do Sudeste alimentam antigo preconceito contra nordestinos. Outras pessoas manifestaram ideias semelhantes às dela. Frases como "orgulho de ser nordestino ou orgulho de ser ignorante?" e "não acho que seja preconceito, mas acho que gente sem estudo não deveria votar".

O site intitulado de S.D.R (Soberanos da Revolução), lançou mais uma matéria polêmica na web. Com o título "Mayara Petruso não é obrigada a gostar de nordestinos!".Além de defender a xenofobia o S.D.R ainda ironiza os nordestinos:

"As ofensas lançadas aos “cabeças-chatas” começaram após a jovem saber que a Dilma venceu as eleições, pois obviamente a estudante era a favor do Serra na presidência. Porém, o que a estudante não contava era com a repercussão que esses seus “elogios” aos “comedores de rapadura” iriam causar..." (Ridículo! – O Resto do texto na íntegra, clique)

Pela Constituição Federal, todo brasileiro tem a liberdade de expressão como um direito fundamental. No entanto, há quem se esconda atrás deste preceito para ofender e prejulgar toda e qualquer pessoa que tenha pensamentos distintos aos seus. Liberdade de expressão não é escudo para falta de bom senso.

Poucos sabem, mas Mayara Petruso é estudante de Direito (ou já concluiu o curso, não ficou muito claro isso). Pelo visto, ela faltou a aula em que se explica que preconceito é crime.(Um absurdo maior!). “É inaceitável, principalmente porque vem de uma estudante de direito. Nossa profissão deve defender a dignidade humana e o que ela fez foi feri-la”, disse Mariano, presidente da OAB-PE, Henrique Mariano. Segundo o mesmo, a internauta, que “está devidamente identificada com nome e foto”, será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por “incitação pública ao ato delituoso”. A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa.

Porém diante desses comentários por parte de Mayara vinheram outros opostos em defesa. Antonio Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um ‘equívoco fazer a leitura de que Dilma foi a mais votada no nordeste’. “A atual presidente foi bem votada em todos os estados e nas regiões. Ela ganhou no sudeste em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, os dois colégios eleitorais mais expressivos depois de São Paulo. E mesmo tendo perdido em São Paulo teve uma votação acentuada. Não dá para fazer essa polarização, a não ser que alguns paulistas tenham a pretensão de decidir o jogo político brasileiro”, disse. Os twitteiros ainda fizeram uma espécie de movimento contra Mayara e outros paulistas que responsabilizaram o Nordeste pelo resultado das eleições através de outra hashtag, o #orgulhodesernordestino. Fora que ela deveria lembrar que que foram os paulistas que elegeram Tiririca, o palhaço, como o mais votado.”

A mensagem é muito repulsiva e precisava ser combatida. Sobre isso, não paira nenhuma dúvida.

Bjs Vita

2 comentários:

  1. eu não li tudo, pq tô com pressa
    mas realmente, é da pessoa pirar na batatinha com essa xenofobia toda, quando eu soube olha o que eu coloquei no meu twitter:

    "Enquanto a gnt é chamado de burro, eu chamo vocês de sem identidade. boa sorte sendo apenas uma cópia norte-americana. #valeusudeste/sul"

    ResponderExcluir
  2. Pois é...simplesmente uma atitude ridiculaaaa, chegando a ser inacreditavel. aff... Povo que nao se toca.

    Vi seu twitter sim, e amei, como sempre: direta!!!

    ResponderExcluir